Quando e onde a oficina de Maquetes foi realizada?
A oficina ocorreu em Janeiro/Fevereiro de 2023 e em fases, passando por diversos departamentos do campus Curitiba e Reitoria. Iniciamos a primeira semana utilizando as salas teóricas do DALEM-CT para as conversas com a prof. Simone Polli sobre o Plano Diretor do Campus Curitiba e, com o convidado da comunidade externa, o arquiteto Leon Costa, empresário na Arqcom Maquetes, que possui uma empresa especializada nessa arte.
Tivemos na sequência visitas nas três sedes com os alunos participantes, buscando um reconhecimento físico e presencial dessas áreas. Na semana seguinte, no laboratório de informática do DADIN-CT, tivemos início com uma aula do prof. Orlando Ribeiro sobre os desenhos a serem realizados para o corte dos MDFs a laser. Seguimos assim, começando nos dias seguintes o reconhecimento das três sedes por softwares e dados disponibilizados no site do IPPUC e, documentos, projetos do DEPROJ-DIRPRO-RT. Levantando assim informações e dados dos edifícios da Universidade e do seu entorno, passando a desenhar as peças para o corte. Conforme fomos cortando as peças, iniciamos a montagem e colagem das maquetes na modelaria do DADIN-CT com o apoio do sr. Francisco. Posteriormente as maquetes ficaram expostas no aquário do pátio do bloco L, sede Rebouças - Centro, tornando-se itinerante e, sendo expostas nas outras sedes do Campus durante o ano.
Quem participou?
Os estudantes Barbara Stella Gantzel Dos Santos (DADIN), Giuliano Nepomuceno Brizolla (DEAAU), Laise Abrão Bittencourt (DADIN), Nicolly Polakowski De Souza (DEAAU), Kesse Jhones de Almeida Bueno (DEAAU) e o Homero Cheli (DEAAU).
Qual foi a proposta da oficina e quais atividades foram desenvolvidas?
Conversar e discutir o uso e os espaços das três sedes enquanto fazíamos o reconhecimento das suas infraestruturas para a elaboração dos desenhos a serem cortados e transformados na representação tridimensional, em escala 1:500 dos edifícios das Sedes da UTFPR em Curitiba e olhar para sua inserção na malha urbana da cidade.
Quem foi responsável pela oficina?
O arquiteto Cleverson Sgoda DEPROJ-DIRPRO RT, com a orientações da prof. arq. Simone e do prof. arq. Orlando DEAAU-CT.
De que maneira esta oficina vai contribuir com a elaboração/ reflexão do/ sobre o Plano Diretor?
Para além do efeito lúdico de poder ver a UTFPR em miniatura, as maquetes físicas têm a função de auxiliar a administração da Universidade no planejamento do uso dos seus espaços e, no entendimento das suas áreas e edifícios existentes. A maquete ajudará a abstrair, a ter uma representação melhor do espaço físico, demonstrando potencialidades de seus terrenos, como possibilitando o entendimento da inserção das sedes na malha urbana de Curitiba. Sendo um subsídio para nos ajudar a pensar as três sedes, a experimentar possíveis mudanças e soluções para o Campus Curitiba e Reitoria. A maquete nos ajudará a visualizar obras e planejar melhor nossa expansão. Enxergar a vizinhança, as comunidades que nos cercam… a Universidade precisa de uma melhor visibilidade para a cidade.
Ano 2023 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.





















